domingo, 3 de abril de 2016

[ESCREVENDO] Criando o personagem - ficha técnica

Esses dias estava fuçando no facebook e entrei em um grupo de escritores. Lá, encontrei uma postagem falando sobre a criação de personagens. O autor do post disse ter encontrado uma ficha que o próprio Rick Riordan usa para dar vida a suas criaturas. Então, parei e pensei, porque não postar sobre isso?!
Como vocês já devem saber, gosto muito de escrever e terminei meu primeiro livro recentemente. (você pode ler o prólogo aqui). Decidi dar algumas dicas para vocês sobre escrita quando encontrar coisas interessantes para compartilhar e falar sobre, não que eu seja especialista no assunto, mas acho que todos podemos nos ajudar, ensinar e aprender.
Na minha história, não foquei muito em criar o personagem anteriormente. Esse é um conselho dado por muitos escritores, mas que nunca consegui seguir. Deixo que o personagem se desenvolva aos poucos e, conforme isso acontece, vou escrevendo suas características em alguns papéis por aí. Papéis que acabo perdendo no final porque são anotações e não uma ficha propriamente dita.
Porém, depois de ler esse post e encontrar algumas fichas, fiquei bem feliz e interessada em criar a minha - para personagens já criados e para outros que virão. Se você ainda vai começar a sua história, te aconselho a usar e guardar algumas dessas fichas, pois elas poderão te ajudar.
Anote datas e momentos importantes além das características físicas para que não tenha que, assim como eu, ficar procurando essas informações em capítulos anteriores. Lição aprendida, conselho dado. Monte essa ficha, seja antes, durante ou depois do termino da história. 
Encontrei algumas delas e vou deixar o link aqui para vocês. Algumas possuem características básicas e outras são um pouco diferentes.
Essas mais diferenciadas trazem algumas perguntas mais profundas para serem respondidas com o pensamento do personagem. E por que não criar a sua série de perguntas, tomar o corpo e vestir a alma de sua criatura e deixar que ela responda?! É uma grande dica!







Enfim, aqui estão algumas das fichas que vocês podem usar: 1, 2, 3, 4.
Espero que tenham gostado :D
PS: As três primeiras encontrei no blog Amanohara em um post muito interessante sobre a criação de personagens. 
PS.2: A primeira ficha, traduzida pelo autor do Amanohara, Rafael Pombo, é a utilizada pelo autor Rick Riordan.
Dica da Tris: Além da ficha, desenhe seu personagem se tiver essa habilidade artística (ou peça para um amigo). Outra opção é procurar imagens de pessoas que se pareçam com ele e montar uma pasta só com essas fotos e características, assim fica mais fácil de descrever e se orientar.

Nenhum comentário:

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo