domingo, 21 de fevereiro de 2016

[RESENHA + SORTEIO] Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaoru


Editora: Buriti
Ano: 2015
ISBN: 9788566725940
Páginas: 184
Nota: 4.5/5
Nocaute é uma história que promete nocautear o leitor. Tratando de assuntos polêmicos como uso de drogas, redução da maioridade penal, o livro nos apresenta a trajetória de vida de Antônio, mais conhecido como Pitbull. O garoto nasceu sem nenhuma perspectiva, completamente sem rumo, perdeu os pais logo cedo e foi jogado no mundo com um tio. Logo, se envolveu com tráfico de drogas e acabou sendo salvo por seus pais adotivos, Marcos e Claudia, donos de uma organização de recuperação de usuários. E então, Pitbull começa uma nova vida em busca de seu sonho, se tornar lutador de UFC. Em seu caminho, ele tenta superar seu passado para construir um novo futuro - melhor e mais positivo. Porém, os obstáculos sempre estarão lá para o fazer duvidar se realmente vale a pena acordar e viver.

"Todo ser humano tem algo de extraordinário, que faz dele único na vida. E tento aprender com o lado bom das pessoas. Você deveria fazer o mesmo."

Mais um livro nacional que me encantou e conseguiu mexer comigo. Achei o início bem pesado e violento, mas depois tudo passa a fazer sentido. A leitura é bem rápida e dinâmica, te faz entrar de fato na história e ter a necessidade de saber o que vai acontecer em seguida. O que mais chama atenção é a critica social presente o tempo inteiro no plano de fundo da narrativa.

"Sucesso para mim é isso, mudar o que existe, romper com a mesmice."

Há romance. Há amor. Há violência. Há abuso de drogas. Há ideias de suicídio. Há questionamento religioso. É um livro que junta todas as polêmicas em um só pacote e consegue tirar disso tudo uma trajetória sofrida, porém incrível. Um belo tapa na cara da sociedade, exatamente o tipo de livro que gosto. Claro, há alguns posicionamentos com os quais eu não concordo, mas isso é bom até para refletir e discutir - nem que seja comigo.

"Uma criança largada a própria sorte. Perdida. Depois desse surto, Pitbull ficou fora do ar.  Ele, que nunca perdeu uma luta, foi nocauteado pela vida. E a lona não parecia tão ruim naquela altura."

Não recomendo para qualquer um. Se você procura uma história leve e reflexiva para se encantar, fuja de Nocaute. Mas se precisa ser nocauteado, quer um livro pesado cheio de críticas e reflexões ácidas?! Essa obra é perfeita pra você!

Gostou?! Você pode concorrer a um exemplar do livro Nocaute, basta completar o formulário aqui em baixo!

a Rafflecopter giveaway

2 comentários:

  1. Adorei a resenha. Costumo dizer que é um livro para provocar debate e reflexão. Se as pessoas estão procurando distração, melhor realmente ler outra publicação.

    Quanto ao livro, depois de enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate outros temas, como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos.

    Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro.

    Acrescento ainda que o livro também passa mensagens positivas. Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam.

    Portanto, muito obrigado pelo interesse e pela parceria. Seguimos à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível o enredo desse livro, realmente não parece ser um livro para qualquer um ler, eu particularmente gosto de leituras que são um desafio e "Nocaute" me parece um desafio e tanto. Amei sua resenha honesta e empolgante!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo