terça-feira, 21 de abril de 2015

Resenha + SORTEIO: Enigma - Rita Pinheiro

Editora: Baraúna
Ano: 2014
ISBN: 9788543702445
Páginas: 298

E se você acordasse em um mundo completamente novo?! Bem vindo a Enigma.

Johnny é um garoto um tanto quanto egoísta, metido e com malícia demais. Tudo começa com um prêmio, uma viagem. Acontece que Johnny perde e faz uma série de chantagens com o vencedor para ficar com os ingressos, e consegue. Nem avisa os pais, simplesmente deixa qualquer recado no emprego e vai embora. Porém seus planos são modificados quando ele acorda em uma praia sem saber o que está acontecendo. Sem memória. Sem destino, ainda. Johnny está em Enigma.
Assim que acorda, ele se depara com Hera, uma médica de 15 anos que irá ensiná-lo mais sobre aquele mundo e sobre o amor, principalmente. Assim, ele descobrirá um universo totalmente diferente que mudará muito a sua forma de pensar. Vemos o garoto mudar completamente entre o início e o final do livro.

"- Narciso, o que mantém você vivo é a água e o oxigênio, oxidando automaticamente suas células. Sendo assim,o que mantém você vivo também está o matando. Essa roupa diminui o nível de oxigênio que você precisa para as células e o cérebro trabalharem, mantendo você vivo com uma quantidade menor de oxigênio e, consequentemente, prolonga seu tempo de vida."

Enigma é bem rapidinho de ler - embora eu tenha demorado bastante por conta das pausas que tive que fazer - e bem legal!! Creio que tenha sido uma leitura bastante equilibrada, com bastante pontos positivos, mas também com alguns negativos.
Simplesmente amei o tal mundo Enigma e a maneira como tudo é explicado. É muito bonito como tudo é motivo pelo amor, mas o que eu gostei mesmo é a descrição de todo o lugar. A existência das bruxas, só que conseguindo juventude como fruto de boa ação com crianças, os teletransportes, hologramas, magos, habilidade de ler mentes. As sereias.A roupa que eles usam, que serve como uma maneira de não só prolongar a vida, mas deixa-la mais saudável. Essa parte mais científica me puxou pra dentro do livro desde a primeira frase.
A história também não deixa a desejar. É um livro que possui uma história maior, mas, dentro dela, há muitas outras, o que é um diferencial, porque em nenhum momento me senti entendiada por falta de acontecimentos.

"- Você não entendeu nada, não é, garoto? Necessitamos de fazer isso para nos mantermos vivas, não somos boas ou más. Que mania de classificar tudo como bem ou mal."

Mas infelizmente, nem tudo foi um mar de rosas. Principalmente do meio pro final do livro, o foco deixa de ser o Enigma, como o garoto foi parar lá e todas essas explicações, além de maior participação da sereia Maena e das bruxas - que se tornaram minhas personagens preferidas do livro. Todas as luzes se viram para o romance e isso me irritou um pouco. Sabia que seria assim desde o início, mas mesmo assim, poderia ter tido um pouco menos de mel. Senti algo tão meloso que de certa forma ficou um tanto quanto superficial.

"Não, Narciso, nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazia e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é nosso alimento diário, o ar que respiramos é a base de tudo."

Também, do meio pro final, parece que se esquece como Johnny foi um dia e ele é tratado como a pessoa mais agradável do mundo, sendo que nem sempre foi assim.
Em conclusão, é um livro que pecou em algumas partes, mas nem por isso deixou de ser ótimo. É bem diferente de tudo o que li, acho que a autora inovou bastante juntando o amor com essa utopia/distopia e, por mais que existam livros relacionados, Enigma possui um diferencial. Ele é que te faz puxa-lo da estante e começar a ler. A leitura é bem divertida e só ficou um pouco apelativa no final. Mas em geral, gostei muito!!
Mil vezes obrigada a Rita Pinheiro, por ter me apresentado a esse novo mundo literário que nunca tinha visitado e também pela disponibilização dos exemplares.

E agora, um presente pra vocês, leitores infinitos! Você poderá levar um exemplar de Enigma + marcadores pra casa!! Quer concorrer?! É só seguir as regras abaixo e preencher o formulário :D

Regras:
- Preencher o formulário. As entries obrigatórias são: Seguir o blog no GFC, curtir a fanpage do blog e do livro. As outras são opcionais. 
- Deixe o seu e-mail nos comentários caso for participar, isso é de extrema importância para que possa entrar em contato caso você seja o ganhador. 
- Você deve residir no Brasil para participar. O envio do livro será feito em até 30 dias e o blog não se responsabiliza por extravios ou volta do pedido por endereço errado enviado pelo ganhador.
- As informações serão verificadas, afinal, deve ser um sorteio justo.
- Após o sorteio, um e-mail será enviado e o ganhador tem 48h para responde-lo. Caso contrário, outra sorteio será realizado.
- O sorteio ficará ativo até o dia 25/05.
Boa sorte a todos :D
a Rafflecopter giveaway

16 comentários:

  1. Participando <3
    Email: ursullazevedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Li um livro nesse mesmo seguimento e adorei
    pena que não consigo preencher esses formulários
    nunca consegui :/

    ⋙ Um beijo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  3. Participando! *-*
    email: rubyane@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei, estou participando!

    alefwtf@live.com :D

    ResponderExcluir
  5. que livro incrível super legal <3
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É muito bom quando os autores conseguem ambientar bem os leitores. É um mundo completamente novo, mas, com a medida certa de descrições, ele consegue fazer com que o leitor acredite que o lugar é real. Nesse quesito, ponto positivo para a autora. A pena é que ela deu um foco maior ao romance a partir de determinada parte do livro. Tem quem goste, mas eu sempre prefiro as outras partes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Participando!!
    Letícia souza
    leticiaasouza52@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Participando s2
    denisesammy@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  9. Participando!!!
    maiiira04@gmail.com
    =**

    ResponderExcluir
  10. super participando!
    vickcunha@hotmail.com
    parabens pelo blog :)

    ResponderExcluir
  11. Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Participando!!
    julielton8@hotmail.com

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  13. Participando \o/
    biashow_pbi@hotmail.com
    https://www.facebook.com/biah.dovalle

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo